A comunidade do Polo brasileiro Notícias Calendário de Tabelas Galeria de Fotos Atletas Cadastrados Colunistas Contato
Voltar para Notícias

Brasil derrota a Argentina em estreia emocionante

28/03/2015
DSC_1420

Após viver dias de expectativa, especialmente devido ao adiamento dos jogos, o Brasil enfim estreou no Mundial de Polo de 2015. E foi com uma emocionante vitória contra a Argentina. Derrotado em seus últimos encontros, entre eles a decisão do Mundial de 2011, os brasileiros venceram os argentinos na primeira rodada do grupo B, largando na frente em busca das vagas nas semifinais da competição no Chile.

 

Enquanto o Brasil definiu a equipe titular desde os treinos em Orlândia (SP), a Argentina não divulgou a formação até dias antes da estreia. A escalação contou com jovens talentos, entre eles Bautista Bayugar, de 19 anos.

 

Nervosos e com tropa inferior no início, o Brasil viu a Argentina controlar o jogo nos primeiros minutos. Mais rápido que seus marcadores, Salvador Jauretche, back da equipe, conseguiu duas boas arrancadas e ajudou os argentinos a fecharem a primeira parcial em 3 a 0.

 

Ubajara Andrade reorganizou a equipe no intervalo antes do segundo tempo, com melhor atuação. O primeiro gol do Brasil veio após ótima jogada individual de Gustavo Garcia, aproveitada por João Novaes. Em seguida, Gabriel Villela marcou duas vezes, uma delas em cobrança de trinta jardas, empatando a partida em 3 a 3 ao término do segundo tempo.

 

O período seguinte foi bastante parelho, com Brasil e Argentina brigando pela posse de bola. João Novaes marcou depois de back de Gabriel Villela, enquanto Bayugar anotou gol em grande escapada, deixando o empate no placar.

 

Gabriel Villela (crédito - 30jardas)

Gabriel Villela (crédito – 30jardas)

 

Brasil tem ótimo quarto chukker, mas vê Argentina se recuperar

Em seu melhor momento no jogo, o Brasil quase definiu o resultado na quarta parcial. Bem mais rápido nas viradas, a equipe brasileira abriu boa vantagem. Em um dos primeiros lances, Gabriel marcou em penalidade de quarenta jardas e devolveu o Brasil à liderança do placar. Minutos depois, João Novaes marcou duas vezes consecutivas, uma delas em tacada de longe e outra por debaixo do pescoço, e o Brasil passou a liderar o jogo por três gols. Perdida em campo nesse momento, a Argentina pouco produzia e ainda viu João Novaes marcar mais uma vez após passe de Gustavo Garcia, deixando o placar em 8 a 4 para os brasileiros.

 

Apesar de uma equipe jovem, os argentinos não se abateram e voltaram determinados no último chukker. Em menos de um minuto marcaram dois gols, com Marcos Panelo e Salvador Jauretche. Antes mesmo da metade do tempo, Panelo conseguiu mais uma escapada e marcou novamente, deixando a Argentina apenas um gol atrás: 8 a 7.

 

Mesmo pior na parcial, o Brasil conseguiu um importante gol a pouco menos de dois minutos para o fim. Gustavo Garcia ganhou jogada no meio de campo, mas Panelo cometeu falta pouco usual, travando “através” o jogador brasileiro. Os juízes agravaram a falta para quarenta jardas, que Gabriel Villela concluiu para o Brasil.

 

Restando um minuto para o término, Panelo voltou a descontar para a Argentina, dessa vez em tacada por debaixo do pescoço. Porém, o Brasil soube segurar a pressão de seu adversário no tempo restante e, com a posse da bola confirmou a sua primeira vitória no Mundial de Polo 2015, para festa dos torcedores brasileiros nas arquibancadas no Chile.

 

O triunfo por 9 a 8 foi apenas o segundo dos brasileiros sobre a Argentina. A vitória anterior foi em 1995, na decisão do título na Suíça e com participação de Ubajara Andrade, atual técnico da equipe.

 

Brasileiros comemoram vitória sobre a Argentina. (crédito - 30jardas)

Brasileiros comemoram vitória sobre a Argentina. (crédito – 30jardas)

 

Brasil 09 x 08 Argentina – 0×3, 3×3, 4×4, 8×4 e 9×8

Brasil: Gustavo Garcia 4 (0 gols na partida), Eduardo Parisi 2 (0 gol), João Novaes 4 (5 gols) e Gabriel Villela 4 (4 gols).

Argentina: Pablo Ávalos 2 (0 gols na partida), Marcos Panelo 4 (4 gols), Bautista Bayugar 5 (1 gol) e Salvador Jauretche 3 (3 gols).

 



Voltar para Notícias
Veja também
Comentários