A comunidade do Polo brasileiro Notícias Calendário de Tabelas Galeria de Fotos Atletas Cadastrados Colunistas Contato
Voltar para Notícias

No sufoco, Brasil garante vaga no Mundial de Polo

29/11/2014
cbp2

Foi no sufoco, mas o Brasil terminou as Eliminatórias Sul-Americanas em primeiro lugar, conquistando assim uma vaga no Mundial de Polo em 2015. Na rodada decisiva da fase classificatória, a equipe brasileira foi derrotada por 11 a 8 pelo anfitrião Peru, no Lima Polo Club. Mesmo com o revés, os brasileiros ficaram com a vaga pelo melhor saldo de gols.

 

A partida decisiva aconteceu nesse sábado, 29. Após vencer o Uruguai, o Brasil poderia até perder por quatro gols de diferença e ainda assim terminaria na liderança. A seleção peruana precisava de um placar elástico e mudou sua formação, sacando Yago Massias da equipe e colocando o jovem Marcelo Cillonez. A alteração resultou em diferença nos handicaps e o Peru iniciou a partida com 3 a 0 no placar.

 

O Brasil entrou desligado em campo e assistiu a uma boa atuação dos adversários. Guillermo “Tino” Li passou a atuar de back e controlou o jogo, ajudando sua equipe a abrir vantagem de 5 a 0. No chukker seguinte, Gabriel Villela fez os dois primeiros gols brasileiros, mas a desvantagem continuava grande, com 7 a 2 para os donos da casa.

 

Brasil melhora e consolida classificação

 

A partir da terceira etapa o Brasil melhorou em campo. Gustavo Garcia contribuiu e ajudou a equipe a diminuir a diferença, que chegou a 9 a 7 na parcial seguinte. Um gol de Gabriel Villela no início do chukker decisivo deu tranquilidade ao Brasil, que administrou o resultado. Apesar dos gols de Jaime Pablo e Marcelo Cillonez, a derrota por 11 a 8 foi o bastante para o Brasil ficar com a vaga no Mundial.

 

Lionel Soffia, diretor regional da Federação Internacional de Polo liderou a premiação. A égua Cola Mala, jogada por Gabriel Villela, foi eleita o melhor animal em campo, enquanto o próprio Gabriel ficou com o prêmio de MVP do jogo.

 

Após a entrega de prêmios, João Novaes comentou a participação brasileira: “De uma maneira geral a competição foi muito boa, bem organizada. Fizemos um grande jogo contra o Uruguai, mas hoje não atuamos bem. Precisamos tirar lições, pois no Chile enfrentaremos adversários muito mais difíceis”.

 

Parte da delegação brasileira comemora a vaga (crédito/30jardas)
Parte da delegação brasileira comemora a vaga (crédito/Beto Ribeiro)

 

Mundial tem 5 das 6 vagas definidas

 

O Brasil é a quinta equipe confirmada no Mundial de 2015, a ser realizado em março, no Chile. Além dos brasileiros e dos anfitriões, também estão Argentina, Inglaterra e Paquistão. Ainda resta a qualificatória da América do Norte e Central, para consolidar as seis participantes.

 

Eliminatórias Sul-Americanas – PERU 11 x 08 BRASIL – (3×0), 5×0, 7×2, 8×4, 9×6 e 11×8

 

Peru: Jaime Pablo 2 (3 gols na partida), Marcelo Cillonez 1 (2 gols), Guillermo Li 5 (3 gols) e Ignácio Massias 2 (0 gol).

 

Brasil: Eduardo Parisi 2 (0 gol na partida), João Novaes 4 (1 gol), Gustavo Garcia 4 (2 gols) e Gabriel Villela 4 (5 gols).

 

Na foto no topo da notícia: equipe brasileira titular na partida contra o Peru (crédito/Beto Ribeiro)



Voltar para Notícias
Veja também
Comentários